sábado, 28 de novembro de 2015

Resiliência

A resiliência, na área empresarial, é uma condição mental (psicológica), que atua diretamente no comportamento de cada um de nós, sendo bastante útil e interessante para épocas de crises ou de pressões diversas. Vivemos momentos em que a pressão, a cobrança e um imediatismo sobre os indivíduos aumenta, não somente em nossas vidas privadas, mas também em nossas vidas profissionais. Nossa empresa, o tempo que nela passamos é também parte de nossas vidas, e o nosso esforço e comprometimento para com ela é um diferencial, pois que nela depositamos muito de nós para que se sobressaia cada vez mais em um mercado competitivo. A empresa em que trabalhamos, ou o empreendimento que estamos tocando, não estão alheios ou protegidos das diversas crises e pressões decorrentes, não somente da situação econômica, mas também da luta constante por um lugar ao sol, onde a estabilidade é algo cada vez mais teórica. Desta forma nosso empregador ou o nosso empreendimento também estão constantemente sujeitos àquelas pressões. 

Do suor de nosso trabalho, de nosso empenho, de nossa simbiose profissional para com nosso empregador ou para com o nosso empreendimento, seja ele uma empresa, um comércio ou qualquer outro tipo de negócio, depende muito do crescimento pessoal, profissional e em especial do crescimento da empresa, e assim é vital que estejamos sempre, diretamente ou indiretamente, compromissados com participar ativamente da estratégia e da missão que levou nossos empregadores a nos contratar ou que nos levou a pensar e a ousar caminhar com nosso empreendimento, e as pressões diversas são cada vez mais um lugar comum no mundo dos negócios, e podem nos afetar, tanto como empregados, como administradores ou como empreendedores. Ser mentalmente “resiliente” possibilita que sejamos flexíveis e nos adaptemos às forças internas ou externas que atuam sobre nós, em especial nos momentos de maiores crises ou transformações, nos permitindo assim manter nosso foco, nossa motivação, nossa capacidade de tomar decisões corretas e de manter nossa produção, e que quando superada esta fase, naturalmente voltemos ao nosso ponto normal de equilíbrio.

O termo resiliência tem origem na física, e é dado aos materiais capazes de mesmo sofrendo forças externas, suportá-las, se adaptando a nova conformação de forças, que em geral é temporária, sem se partir ou se deformar definitivamente, e tão logo cessem estas forças, o corpo material possa retornar ao seu estado natural. Um exemplo clássico é o do bambu que sob força (do vento ou mesmo mecânica) verga, mas não se parte, e tão logo finde a força, o bambu retorna a sua condição natural.

Este termo foi levado como uma virtude para o mundo dos negócios, e profissionais com esta capacidade são sempre bem-vindos. A resiliência ajuda a construir valor para o profissional e agregar valor para a empresa ou para o empreendimento. É fato que a resiliência sozinha não garante um bom profissional, entretanto um bom profissional, com capacidade “resiliente” de ser, sempre será um melhor profissional, e será sempre visto pela empresa como um profissional muito desejado.

PS: Costumo acrescentar que podemos aproveitar a inércia de movimento, quando do fim das tensões, que nos levaria ao estado "normal" anterior, como uma espécie de mola, alavanca, ou uma característica de força elástica, nos dando mais "impulso" para que retornemos com ainda mais força, vontade, ousadia, coragem e compromisso, uma vez que que mais preparados, com certeza estaremos, pelo aprendizado natural ou forçado, no durante as crises...

Nenhum comentário:

Postar um comentário