sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sinergia

Equipes de alto desempenho são conseguidas quando líderes e liderados possuem qualidades individuais e coletivas, que se somam e se completam, como que se a equipe conseguisse uma espécie de envolvimento simbiótico no seu todo, e em sua forma de atuação e comportamento. Estas Equipes são extremamente profissionais, e conseguem algo fantástico, pela união e pelo profissionalismo, acabam sendo mais produtivas do que a capacidade simplesmente somada de produção individual de cada um dos membros, conseguindo assim uma certa “aura mágica” onde a sinergia ganha forma e realidade. Qual a empresa, qual o empreendedor que não sonha com equipes assim? 


Muitas vezes a gerência formal deste tipo de Equipe acaba sendo uma gerência mais informal, atuando como uma espécie de gerente de tempos e recursos, a liderança da equipe, apesar de normalmente haver um líder formal, ela muitas vezes flutua pelos integrantes ao longo de cada processo, de forma natural, assumindo temporariamente a liderança aquele membro com maior domínio naquela fase/disciplina necessária a cada diferente tempo do projeto.

De uma forma mais direta sinergia estaria ligado a interação, cooperação, ação cooperativa entre trabalhadores. Sinergia leva a que o todo cooperativo e focado seja maior que as partes ou que a simples soma das partes individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário