terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Agilizar

Agilizar (conseguir elevar o grau de agilidade em toda e qualquer área) é um conceito cada vez mais necessário, frente a cada vez maior dinâmica da realidade vivida por cada um de nós. Esta busca deve ser sincera, e no geral acaba por ajudar nossas realizações pessoais, profissionais e sociais. Este texto em especial focará na necessidade de agilizar nossas relações profissionais, tanto individuais, mas em muito maior escala, em nossas realizações de Equipe. É vital termos em mente que buscar agilizar, não é única e tão somente uma busca desesperada por fazer pura e simplesmente mais rápido nossos afazeres, nossas tarefas ou nossa jornada, mas sim fazer cada vez melhor, trata-se de interiorizar mentalmente a eterna questão: “Como eu, ou como nós podemos fazer melhor? ”. Agilizar não é sair fazendo pura e simplesmente mais rápido o que já fazemos, pode até ser que consigamos algum ganho com um sobre-esforço, mas no geral, não conseguiremos manter um estado de sobre-esforço por muito tempo e nos desgastaremos física, emocional e mentalmente. Agilizar é buscar, sinceramente e de forma comprometida, o que podemos melhorar, o que podemos fazer diferente e que traga resultados positivos, em várias frentes, como qualidade das entregas, produtividade, redução de redundâncias de tarefas, custos e/ou despesas, atendendo, ou até mesmo superando, as expectativas de todos, direta ou indiretamente relacionados com o desenvolvimento e a entrega do serviço ou do produto esperado, satisfazendo desde cada um dos membros da Equipe, dos níveis executivos da corporação ou Empreendimento, até na outra ponta o Cliente e/ou os investidores.

Uma Equipe de alto desempenho deve ser montada com carinho e cuidado, desde a seleção de seus membros, na motivação, na clara definição de objetivos, e no grau correto de autonomia e delegação. Agora, esta Equipe, ou mesmo individualmente cada profissional em sua área de atuação na corporação, podem com certas características conseguir dar mais agilidade ainda a sua produção. Pensar diferente, pensar livre é necessário, entretanto a agilização é o resultado de diversas capacidades individuais e da Equipe. Paixão e curiosidade por aprender sempre, por se aprimorar, por perceber-se capaz de ser melhor a cada dia, compromisso pelos objetivos e pela qualidade da entrega, compromisso pela própria Equipe, e amor pela cooperação e colaboração. É importante rever constantemente o “o que” fazemos, mas é deveras importante rever constantemente o “como” fazemos, sem esquecer de rever o “porque” fazemos, e que grau de aderência ou necessidade tem o que fazemos com o que temos de fazer e de entregar. Muitas vezes gastamos tempo e esforço em trabalhos redundantes, em refazer o que já existe pronto, ou em “ações” que sequer seriam necessárias, pois que não trazem valor algum nem para a(s) entrega(s) em si, e nem para os controles de nosso negócio ou empreendimento. É certo que o uso correto da tecnologia existente é essencial à uma Equipe de alto desempenho, mas a busca do Agilizar não é um processo tecnológico em si, e deve estar sempre focada e aderente a satisfação do Cliente. A prática contínua, tanto individual, quanto da Equipe em si, é parte vital neste processo de agilização. Outro detalhe importante é o conceito de liderança que deve ser flutuante. 


Para uma contínua agilização, é necessário ter bem clara as entregas, sejam parciais ou totais, é importante saber quebrar os problemas em problemas menores, para que a própria Equipe, com a autonomia e a delegação recebidas, consiga resolver os problemas conforme eles aparecem, sem necessitar, de a cada instante, esperar uma posição gerencial.

Como posso eu, ou como podemos nós fazer melhor? Estou ou estamos realmente compromissados? Estas perguntas devem ser uma constante, individual e coletivamente. 

Prática. Prática e foco nas entregas. Prática, foco nas entregas e contínuo aprendizado. Prática, foco nas entregas, contínuo aprendizado e competência profissional. Prática, foco nas entregas, contínuo aprendizado, competência profissional, e cooperação/colaboração, são chaves de sucesso para uma Equipe de alto desempenho. Deve-se ter em mente, que em graus diferenciados para cada Equipe/serviço, o planejamento continua sendo uma das fases mais importantes. A cooperação/colaboração deve ser sincera e o mais plena possível. Buscar melhores práticas, sem nenhuma vergonha de copiar o que já deu certo, nem que seja como ponto de partida, que poderá sempre ser revista pelo conceito “pode ser feito melhor?”, reduzindo-se tempo e esforço com a contínua reinvenção da “roda”. Neste tipo de Equipe, todos podem ser, e acabarão por ser em algum momento do ciclo de vida do projeto ou da Equipe, líderes naturais. É importante observar-se continuamente os feedbacks, as mudanças no ambiente externo, quer sejam políticas, legais ou sociais, quer sejam de novas tecnologias, quer seja na direção sendo dada pelos nossos clientes. Devem ser identificados os principais riscos internos e externos, e devem ter sido propostas alternativas de contorno para eles. A Equipe deve ter certo tempo para pensar, para estudar, para aprender consigo mesma e com o mercado. É necessário pleno ambiente de obtenção de feedbacks. É necessário tempo para um planejamento, que deve ser o melhor possível (dentro das limitações de tempo e custo), e não necessariamente o melhor absoluto, é importante ter em mente que o ótimo, muitas vezes é inimigo do muito bom, mas este tipo de Equipe deve estar preparado para replanejamentos baseados em cada nova realidade de momento, nos feedbacks obtidos, e nas avaliações realizadas. Procurar manter-se sempre no Simples, fugir, sempre que possível, de toda e qualquer maior elaboração ou complexidade que não seja producente, que não agregue valores a Equipe ou ao alcance das entregas, ou que não seja coberta pelo orçamento ou pela competência da própria Equipe, mantendo em mente, seja simples. Tenha também clara as expectativas dos envolvidos, clientes, gestores, usuários, investidores (se existirem), corpo executivo, e membros da Equipe.

Inovação é um conceito primordial em Equipes de elevado desempenho. Respeito mútuo; confiança mútua; comprometimento no atingimento, com qualidade, das entregas; valores humanos; coragem de tentar fazer; ser correto para consigo mesmo e para com a Equipe; gostar de desafios; construir um estado de transparência e abertura para falar, propor ou criticar; encarar as críticas como produtivas, e não como críticas pessoais, e sim críticas como acerca das ideias, dos processos e do trabalho; e ser algo resiliente; são outras características importantes para o Agilizar, em qualquer Equipe.

De resto, praticar, praticar, praticar, ... e praticar. No processo de Agilização, TODOS são importantes. Uma Equipe de alto desempenho não é somente uma Equipe, ela acabará por ser vista, percebida e entendida, como um TIME, coordenado, integrado, respeitoso, confiável, repleto de valores humanos, super capaz de agregar valor para a corporação ou para o empreendimento, e finalmente um TIME competente. 

PS:  Toda Equipe possui uma espécie de contrato social entre seus membros, todos têm o dever de respeita-lo, Liberdade, responsabilidade, direitos, deveres, e LIMITES; simplesmente porque toda e qualquer equipe é composta por SERES HUMANOS, que devem saber o que é aceitável e o que não é aceitável naquela Equipe. Este “estilo” de vida deve ser da Equipe, e não uma imposição da empresa ou dos superiores. Cada Equipe tem seus valores e mesmo alguns valores que deverão ser tratados como sagrados pelos seus membros, por favor, não sagrados porque sejam místicos ou religiosos (um time deve ser uma entidade laica, não importando a linha de religiosidade ou de não religiosidade de qualquer de seus membros), mas porque para a Equipe, para o TIME, são valores superiores que darão cola, empatia, respeito, confiança, complementaridade, e integração ao grupo. 

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